Golden Milk para cada dosha - O Segredo Ayurvédico para acalmar Inflamações e aumentar o calor Interno
- Chandra
- 11 de fev.
- 3 min de leitura
Golden Milk para cada Dosha

O leite dourado é uma bebida ayurvédica feita com leite ( tradicionalmente de vaca) e com especiarias como curcuma, canela e pimenta.
Benefícios do Leite Dourado na Ayurveda
Anti-inflamatório : devido a presença da curcuma e das suas propriedades anti inflamatórias
Fortalece o sistema imunológico : pela presença e mistura das especiarias
Melhore a digestão: as especiarias tornam a digestão do leite mais fácil por outro lado este leite promove o aumento do calor interno e a melhoria do agni, o fogo digestivo e consequentemente a digestão
Acalma o sistema nervoso : O leite promove a redução do nosso sistema de luta ou fuga
Desintoxicação: pelo aumento do calor interno e de todo o processo de digestão
Apoia a saúde da pele: A curcumina promove a saúde da pele, reduzindo inflamações e promovendo a cicatrização.
Quando deve ser bebido
Na Ayurveda, o leite dourado é geralmente recomendado para ser consumido à noite.
Segundo os Dosha:
Vata Dosha (Ar e Éter): Pessoas com predominância de Vata tendem a ter frio e insegurança no corpo. O leite dourado, por ser pacificador e nutritivo, ajuda a equilibrar Vata, proporcionando calor, humidade e acalmando o sistema nervoso. É especialmente benéfico para reduzir a ansiedade e melhorar o sono.
Pitta Dosha (fogo e água): Pessoas com predominância Pitta tendem a ter digestões fortes e o leite dourado pode ajudar a equilibrar a força do agni, fogo digestivo. Por outro lado acalma a mente e promove o relaxamento por vezes difícil para este dosha.
Ajustes: Como este Dosha tem o elemento fogo e para que o leite dourado não promova demasiado o calor interno, deve de ser usado um leite vegetal com características mais frias como o leite vegetal de amêndoa ou o leite vegetal de coco.
Kapha Dosha (terra e água): Pessoas com predominância Kapha têm tendência para ter um metabolismo mais lento e redução da energia e vitalidade. O Leite dourado não só estimula o metabolismo como aumenta os níveis de energia e desintoxica e favorece o sistema imunitário.
Ajustes: Use leites mais leves, como o leite vegetal de amêndoas ou leite vegetal de aveia para equilibrar o peso do elemento terra. Inclua sempre a pimenta preta pois é uma especiaria quente e evite adicionar adoçante pois o Kapha é sensível aos açucares e tem tendência ao aumento do peso.
Seja para que Dosha for o leite dourado, com os devidos ajustes, oferece uma maneira de harmonizar o corpo, trazendo equilíbrio e bem-estar!
Receita para 1 chávena:

Ingredientes
200 ml de Leite ou bebida vegetal (vaca, amêndoas, coco, aveia ou outra)
Canela em pó a gosto ou 1 pau de canela
Pimenta preta moída a gosto
1 colher de café rasa de Curcuma
Opcionais
1 rodela fina de raiz de Gengibre
Mel ou adoçante vegan
Preparação
Num pequena tacho aquecer o leite com as especiarias
Mexer ocasionalmente
Deixar ferver e desligar de seguida
Coar o leite para um copo/chávena
Juntar mel ou adoçante se preferir
Beber ainda quente de preferência à noite
Uma versão simplificada é aquecer o leite com especiarias no micro-ondas e coar de seguida é igualmente saboroso e muito mais simples e rápido de fazer.
Ao incorporar esta bebida na sua rotina, não apenas desfruta do seu sabor acolhedor, mas também aproveita as suas propriedades curativas, alcançando harmonia e vitalidade, conforme os princípios da Ayurveda.
Namastê
Comments