top of page

O Yoga e a medicina Ayurveda são ciências irmãs da tradição védica hindu que visam o equilíbrio do corpo e da mente.

ree

O Yoga e a medicina #Ayurveda são ciências irmãs da tradição védica hindu que visam o equilíbrio do corpo e da mente. A Ayurveda ensina a equilibrar o corpo e a estabilizar a mente através de técnicas de limpeza interna, práticas de purificação, hábitos alimentares saudáveis e rotinas adequadas a cada tipologia ou dosha. O #Yoga consolida as práticas da Ayurveda trabalhando a estabilidade, resistência e flexibilidade do corpo e da mente usando técnicas bioenergéticas.


Ayurveda, Yoga e o pós-parto

O trabalho de parto existe uma enorme força de movimento e de mudança que leva ao aumento do dosha Vata.

Segundo a Ayurveda existem 3 #doshas: Kapha, Vata e Pitta. Um dosha é o tipo de corpo, e para encontrar a origem profunda dos tipos de corpo, a Ayurveda olha para o ponto de encontro entre mente e corpo. Sempre que se dá um evento na mente, dá-se um evento correspondeste no corpo. O Kapha controla a estrutura, o Pitta controla o metabolismo e o Vata o movimento.


Durante o trabalho de parto existe uma enorme força de movimento e de mudança que leva ao aumento do dosha #Vata. O espaço vazio no útero materno, que subitamente é deixado para trás pelo bebé e pela placenta logo após o nascimento são, também, um fator muito importante do aumento de Vata que está relacionado com o elemento ar. No pós-parto a mulher sente-se desenraizada, consequência habitual do aumento súbito de Vata, por isso esta precisa de cuidado, calor e carinho para pacificar o dosha exacerbado.


No pós-parto

No pós-parto a mulher sente-se desenraizada, consequência habitual do aumento súbito de Vata, por isso esta precisa de cuidado, calor e carinho para pacificar o dosha exacerbado..”

Nas 6 semanas após o nascimento do bebé, ocorrem no corpo da mãe mudanças intensas, por vezes severas (passagem de grávida a lactante), a mulher está numa fase especialmente vulnerável tanto a nível físico como mental e também espiritual. Toda a nutrição, cuidado e amor que a mãe recebe é naturalmente retribuído em amor, atenção, cuidado e proteção ao recém-nascido e a toda a família em redor. Neste sentido a medicina milenar indiana considera que durante o parto também é dada à luz uma nova mãe, delicada e sensível tal como o seu bebé recém-nascido, e por isso, a mãe deve ser a grande prioridade. Contrariamente ao que acontece no ocidente, em que o foco total é colocado no bebé, a depressão pós-parto tornou-se mais comum do que deveria pois não se tem em conta que o bem-estar e cuidados do bebé recém-nascido dependem quase na totalidade do bem-estar físico e do equilíbrio mental e emocional da mãe.


Um Vata desequilibrado pode apresentar como sintomas, a insónia, problemas na lactação, obstipação, pele seca e articulações secas e doridas. Sensação de frio, indigestão e cólica. A nível mental pode se instalar na mãe e dominar esta pelo medo, a confusão e por fim pode-se instalar uma depressão pós-parto. Restaurar os doshas possibilita a mãe que o seu sistema mente-corpo se encontre em equilíbrio, esteja saudável e em evolução acompanhado esta fase de grandes alterações.


É fundamental nesta fase dar foco a mãe e a prevenção do desequilíbrio do Vata. É fundamental que a mãe seja cuidada e cuide através da nutrição ayurvédica, mantenha estilos de vida saudáveis, pode recorrer a fitoterapia, ter muita atenção ao autocuidado não o vendo como não sendo uma prioridade, praticando Yoga pós-parto (posturas e alongamentos), meditação e terapias corporais.


Uma prática de Yoga para equilibrar o dosha Vata deve ser particularmente calma, lenta e estável. Deve ser dada, por isso, primazia as posturas de permanência e evitar tipos de práticas mais dinâmicas e com movimento, como é o caso do Vinyasa Yoga. Devem ser realizadas posturas que promovem o enraizamento de forma a contrariar o excesso de movimento. A praticante deve manter-se focada nas permanências e transitar entre posturas de forma lenta e consciente. Ter em conta que existem determinadas posturas contraindicadas no pós-parto, face a possibilidade da existência de uma alteração da postura e do alinhamento da coluna vertebral (hiperlordose ou lombalgias) e do afastamento dos músculos abdominais (diástase abdominal).


NAMASTÊ



Uma prática de Yoga não é uma terapia. A prática de Yoga não inviabiliza um seguimento médico e/ou terapêutico em nenhuma circunstância.

Antes de iniciar qualquer atividade física confirme junto do seu médico ou obstetra.

© 2023 por Vânia Carranca, Yoga Pós-Parto

bottom of page