
Yoga
Pós-Parto

Yoga Pós-Parto
Nas semanas após o nascimento do bebé, ocorrem na mãe mudanças intensas (passagem de grávida a lactante), colocando a mulher numa fase, especialmente, vulnerável tanto a nível físico, mental e espiritual. A Ayurveda considera que durante o parto também é dada à luz uma nova mãe, delicada e sensível tal como o seu bebé, e por isso, a mãe deve ser também, ela, uma prioridade.
Uma prática de Yoga pós-parto deve ter como objetivo prevenir o desequilíbrio do Dosha Vata, contrariando o "movimento e o vazio" deixado no útero materno. O Yoga pós-parto deve ser, particularmente, calmo, lento e estável. É dada primazia às posturas que promovem o enraizamento da mãe e foco nas permanências. As transições entre posturas é feita de forma lenta e consciente.
É de extrema importância ter em conta que existem posturas contraindicadas no pós-parto, quer por alterações da postura quer por alterações do tónus abdominal. Por isso é necessário adequar a prática de Yoga a mãe nesta fase tão bonita mas ao mesmo tempo tão desafiante.