top of page

4 segredos para alcançar posturas de equilíbrio sem esforço!

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 24 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de mai.


ree

No yoga podemos procurar várias coisas, desde aumentar a flexibilidade, reduzir sintomas de stress, melhorar a concentração entre outras. Com a prática regular de Yoga vamos, também, alcançar mais equilíbrio, tanto necessário para a manutenção de um corpo saudável como funcional.



Este é um benefício menos procurado no Yoga por ele próprio representar um grande desafio e por vezes uma dificuldade muito aparente para a maioria dos praticantes. Mas tenho boas notícias, o equilíbrio tal como outros parâmetros como a força ou a flexibilidade também pode ser trabalhado e melhorado. Existem alguns segredos que vou partilhar consigo que vão ajudar a conseguir aquela postura da árvore perfeita que tanto ambiciona.



Após descartar a possibilidade de uma patologia que dificulte o equilíbrio (patologia dos ouvidos, Parkinson ou demência, esclerose múltipla entre outras) ou a toma de algum tipo de medicação, trabalhar o seu equilíbrio vai permitir aumenta-lo.



Estados de espirito

Para mim um dos fatores principais que influência os equilíbrios é o estado mental ou emocional em que a pessoa se encontra. Stress, preocupações, estados depressivos, estados de tristeza ou de agitação podem dificultar bastante a execução de uma postura de equilíbrio devido à nossa falta de concentração no momento presente. Através desta dificuldade podemos trabalhar nos dois sentidos, primeiro identificando que estado mental nós está a fazer balançar e depois usar a própria postura de equilíbrio para equilibrar esse estado psicológico, aproveitando o foco no momento presente cuja estas posturas obrigam para nos estabilizar.



Luta interna

As vozes na nossa cabeça são bastante comuns quando fazemos várias tentativas para executar uma postura de equilíbrio em vão levando-nos à frustração. A grande maioria de nós é bastante autocrítico e na execução deste tipo de asanas esta voz interior exaltara-se e entramos num conflito interno em que nos criticamos e nos frustramos e julgamo-nos pela nossa dificuldade na realização destas posturas. O Segredo é sermos pacientes connosco próprios e não entrar neste diálogo agressivo, Afinal estamos a fazer algo de desafiante temos que ter paciência usar frases motivadoras e evitar entrámos nesta bola de neve de pensamentos e emoções. Não se critique não se julgue não se avalie negativamente, seja paciente e tolerante desse a si próprio a oportunidade de tentar e também de falhar.




Base de apoio

ree

Preparar a base onde nos vamos apoiar no equilíbrio é fundamental. A base podem ser os pés as mãos, os antebraços as pernas, os joelhos ou a cabeça. É importante que qualquer uma destas bases esteja bem apoiada e o peso esteja bem distribuído para que facilite equilíbrio. No caso concentro dos pés e das mãos é importante afastar bem os dedos, espalhar bem os dedos e só depois pousar a mão ao pé no tapete. Este afastamento dos dedos vai ajudar a distribuir ainda melhor o peso corporal que vai ser colocado em cima destas estruturas. Os alinhamentos corretos da nossa anatomia que vão ser utilizadas no equilíbrio são fundamentais para que este alinhamento, ele próprio, esteja em concordância com anatomia do corpo.




A Visão

A Visão é importantíssima apesar de não ser fundamental, pois também é possível executar posturas de equilíbrio de olhos fechados no entanto, como é óbvio, estas tornam-se ainda mais desafiantes. É importante fixar um ponto na direção do olhar para manter durante a execução da postura de equilíbrio. Esse ponto não deve ser um ponto imóvel porque se for algo que se mexa vamos ter tendência a seguir esse ponto. Portanto deve ser um ponto fixo na parede ou num objeto fixo. Se estivermos a executar posturas de equilíbrio dinâmicas, que exigem movimento, nessa caso devemos usar vários pontos seguidos em que fixamos consecutivamente até estabilizar numa postura fixa. A execução de asana de olhos fechados vão aumentar grandemente a dificuldade, no entanto, é uma excelente forma de trabalhar o equilíbrio pois se o conseguirmos manter de olhos fechados facilitará quando temos a ajuda importantíssima da Visão.



E para mim são estes os grandes segredos do equilíbrio o quinto grande segredo é treinar! Só executando tendo em conta os fatores que descrevi anteriormente e treinando e que tornar-se-á mais simples. No geral são sempre posturas desafiantes que quando executadas podem ter uma intervenção muito positiva na nossa autoestima e bem-estar geral.



Namastê

Comments


bottom of page