Quando a meditação nos ajuda a enfrentar as contrariedades da vida
- Chandra
- 18 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
"... A meditação proporciona serenidade, energia e lucidez, ajuda-nos a enfrentar as contrariedades do dia a dia e é um fascinante treino do espírito."
Christophe André , Livro "3 minutos para meditar"

A meditação pode salvar vidas? Bem, aparentemente sim! Pelo menos no caso dos jovens Tailandeses presos numa gruta durante 15 dias. Parte da sua sobrevivência foi atribuída a meditação que praticaram ao longo desses difíceis dias enquanto aguardavam pelo salvamento.
Chegara-nos imagens dos jovens a meditar dentro da gruta no momento em que os mergulhadores, ao fim de 9 dias, os encontraram. A calma e serenidade em que se encontravam, tendo em conta que as suas vidas estavam claramente em risco, surpreendeu o ocidente e despertou, mais uma vez, a curiosidade sobre a meditação.
Apesar da serenidade dos jovens perante a situação sabe-se que o povo Tailandês é caracterizado pelas sua personalidade calma. A grande maioria da população é Budista, filosofia de vida que tem como premissa a aceita
ção daquilo que não se pode mudar e um profundo conhecimento sobre o funcionamento da mente alcançado pela prática da meditação.
Atenção, entenda-se o conceito de aceitação, não como uma não acção, mas sim como a aceitação resiliente da realidade. Em muitas das situações adversas pelas quais todos passamos não podemos fazer muito para as modificar, encontrando-se apenas ao nosso alcance a capacidade de lidar com essas mesmas situações. Lidar com as adversidades da forma menos prejudicial, menos prejudicial para o nossa saúde física e para as nossas emoções.
Passamos cerca de 95% do dia a pensar em coisas sem importância e aquilo em que pensamos é, muitas das vezes, diferente daquilo que somos, efetivamente, capazes de fazer, de suportar ou de alcançar.
Conhecer a mente ajuda-nos a controlar os pensamentos e desta forma usar a capacidade de pensar de forma constante e incessante a nosso favor e não contra nós.
Artigo relacionado
Muitos entendem a meditação como uma forma de liberdade, uma liberdade de não estar a mercê dos pensamentos negativos e das formulação fantasiosas da mente!
Quer experimentar a liberdade?! Comece a meditar hoje!
Namâste!
Commentaires