Quais as principais diferenças entre Meditação e Relaxamento?
- Chandra
- 25 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

O relaxamento e a meditação são parte do Yoga e ambas são trabalhadas com vista a proporcionar ao praticante a capacidade de se manter calmo perante situações causadoras de stress. Muitas vezes as diferentes meditações e técnicas de relaxamento são confundidas, sendo que, apesar de distintas ambas coexistem ao mesmo tempo.
É importante estar relaxado/a antes de uma meditação e com certeza estará mais relaxado/a no final de uma meditação.
Toda a prática de Yoga é meditativa e pode, consoante, a postura que se está a realizar ser relaxante. No final de uma prática pode realizar-se um relaxamento para a integração do trabalho físico realizado e uma meditação. Aliás, o Yoga (meditação dinâmica) pode ser uma preparação para uma boa meditação (meditação estática), já que nós dá uma maior capacidade de nos sentarmos imóveis e concentrados.
Artigo relacionado
Por estas técnicas serem realizadas uma após a outra e por ambas poderem ser feitas por processos guiados e terem um forte apoio da respiração, muitas vezes, surge a confusão entre o que é um relaxamento e o que é uma meditação.
Relaxamento

O relaxamento é um estado muito próximo do sono, que se for prolongando pode mesmo nos levar a adormecer. As técnicas de relaxamento não exigem que estejamos focados em algo ou alguma coisa, e tem como objetivo final uma sensação de leveza no corpo e um abrandamento da respiração e consequentemente do ritmo cardíaco e tensão arterial. No entanto será sempre mais fácil relaxar fisicamente se a mente estiver, ela própria, num estado de relaxamento.
Artigo relacionado
Meditação

Esta já exige um foco, exige que se esteja bem presente no momento (quer focando um objeto, uma imagem, uma palavra ou frase ou uma emoção). Para meditar é preciso treino e persistência só assim será possível cultivar um elevado estado de consciência, calmo e concentrado. A meditação é um treino da mente que ajuda, não só a conhecê-la, mas também a ter um maior controlo sobre a sua inquietação.
Para meditar é importante que se esteja relaxado, por outro lado, a meditação também permite a identificação de pontos de tensão físicos. No fundo com a meditação obtém-se uma maior consciência de quando é necessário relaxar.
Eu diria que uma não existe sem a outra e é por isso importante que ambas sejam parte integrante de uma prática de Yoga, não só ajudará o/a Yogi/yogini a evoluir no tempo como dá ferramentas de resiliência para a vida fora do tapete.
Boas práticas
Namastê!
Komentarai