Kinhin - passeio Zen, meditação em movimento
- Chandra
- 16 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Muitas vezes me dizem que a meditação, apesar de ser algo que gostariam de experimentar, por serem pessoas muito ativas não se sentem capazes de o fazer. Compreendo, nem sempre tenho, também, está predisposição para estar parada. É aqui que faço Kinhin ou o passeio Zen.
Trata-se de uma prática Budista, mais precisamente do Budismo Zen, que consiste numa meditação dinâmica. O foco é o simples, e natural, ato de caminhar concentrando a nossa mente neste movimento e na respiração.
O Kinhin é praticado para aliviar a rigidez resultante de longas sessões de meditação sentada que os budistas praticam e este passeio pode ser feito dentro ou fora de casa. O mais importante é escolher um local calmo, sem multidões onde possa relaxar.
Passo a Passo

Planei o seu percurso, mesmo que realize a meditação em casa, assim durante a sessão não tem que tomar essa decisão evitando distrações.
Adquira uma postura vertical onde a sua coluna permaneça alinhada, os cotovelos ligeiramente afastados do tronco e comece a andar devagar, sinta cada passo, foque a sua concentração nos seus pés, cada movimento, cada sensação quando pisa o chão.

Concentre-se também na sua respiração que deve se realizar sem esforço e de forma natural. Mantenha o olhar em frente enquanto toda a sua concentração está nos seus passos e na sua respiração. Pode ir aumentando a velocidade com que caminha mantendo sempre os seus pontos de foco presentes (passos e respiração).Termine quando se sentir preparado/a.
Agora já não há desculpas para não meditar porque não gosta de estar longos período sentado/a. Aproveite e faça um passeio, uma caminhada ativa enquanto medita e recupera o seu bem-estar e se livra do stress.
Namastê!
Comments