top of page

4 Práticas para aumentares a tua flexibilidade!


ree
ree

Uma das principais dificuldades na maioria dos iniciantes no Yoga é a flexibilidade. Muitas vezes dizem-me que não experimentam uma aula de Yoga porque não são flexíveis. Por exemplo, deixaria de ir ao ginásio só porque não tem força ou iria precisamente para ganhar força?


Na prática do Yoga é igual, a flexibilidade é algo que se trabalha no tapete! Naturalmente haverá pessoas com maior facilidade, outras com menor. Mas existem alguns “truques” para melhorar este parâmetro e ver a sua flexibilidade aumentada.


Antes de mais a flexibilidade é importante para a nossa saúde. Não serve só para fazer posturas elegantes e bonitas. Uma boa flexibilidade mantém as articulações e músculos saudáveis, evitando lesões e promovendo o alívio de tensões musculares.


Ao longo da vida vamos diminuindo a amplitude dos movimentos.


É por isso importante, sempre que possível, realizar uma série de alongamentos. Para aumentar a sua flexibilidade, quer seja por uma questão de saúde e qualidade de vida, quer seja para fazer aquele asana mais exigente que tanto gostaria de alcançar, deixo aqui 4 dicas.


Só tem de as pôr em prática!


  • Consistência, pelo menos 10 minutos por dia de alongamentos (Yoga). Primeiro, ajudam bastante na sua saúde e segundo vai verificar que a cada dia a sua flexibilidade vai aumentando progressivamente.


  • Beber muita água, que é algo que é válido para quase tudo na nossa saúde. Mantém, assim, as fibras musculares que vão ser estiradas bem hidratadas o que facilita e ajuda ao alongamento.


  • Respiração tranquila, profunda e controlada. Cada vez que expiramos ocorrem trocas gasosas dentro das células musculares (e de outras células). É nesta fase que o oxigénio entra no músculo e permite ir mais além no alongamento. Quanto mais oxigenados os músculos, mais e melhor nutridos, maior a energia dispensada para o movimento de alongamento.


  • Última mas não menos importante, o relaxamento do corpo mas também da mente! De que serve estar tensos e/ou preocupados se o objetivo é estirar/alongar? Há que relaxar para dar espaço aos músculos e facilitar o alongamento. Músculos tensos não vão alongar. Para aumentar a flexibilidade a nossa mente também deve estar disponível e focada promovendo o relaxamento muscular.


Já tens todas as ferramentas para melhorares a tua flexibilidade! De que estás a espera, toca a praticar!


Namastê



Comentários


bottom of page