Savasana | Porquê que é tão importante no Pós-Parto
- Vânia Carranca
- 17 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2024

O relaxamento após uma prática de Yoga permite que o corpo reponha as reservas de energia, e reduza algumas tensões que ainda possam persistir. O relaxamento vai também aumentar a atenção mental da praticante e a sua capacidade de concentração que por esta altura já estará favorecida.
Uma mãe atarefada pode ter tendência de deixar esta parte da prática e simplesmente não a fazer. Mas não deves, alias, se não tiveres tempo para mais nada e apenas 1 ou 2 minutos, faz Savasana. Desde stress, ansiedade ou até mesmo a depressão são alterações que podem estar presentes na vida de uma mãe e, sobretudo, de uma nova mãe e por isso a postura de cadáver tem uma grande importância porque atua prevenindo este tipo de alterações psicológicas e físicas. Por outro lado esta postura ajuda a manter bem desperta a tua intuição tão falada a partir do momento em que nos tronamos mães.

Todas as posturas realizadas numa prática de Yoga Integral Pós-Parto libertam diferentes graus de energia e o relaxamento final ajuda a integrar toda essa energia libertada para que obtenhas o máximo proveito de cada postura.
A nível muscular um Scan Corporal dá-te o tempo necessário para que o sangue flua de igual forma novamente por todo o teu corpo. A execução da maioria das posturas ou asana leva a que o sangue se concentre em zonas especificas e na fase final é importante restabeleceres este equilíbrio.
Para além da sensação de bem-estar e de reforço de energia, é um forte aliado no alivio dos sintomas de stress e depressão leve. Promove um sono reparador e reduz a possibilidade de insónias. O relaxamento tem uma componente importante, pois um corpo e uma mente relaxada têm uma maior abertura para manifestar capacidades intuitivas (1).
Cria a sensação de revitalização com o aumento dos níveis de energia
Previne estados depressivos
Ajuda a combater o stress
Promove a estabilidade e equilíbrio mental
Aumenta a perceção de autoestima e autoconfiança
Reduz atividade do sistema nervoso simpático
Boas práticas
Namastê
(1) - Portela, Luís (2013) Ser espiritual Da Evidência à Ciência, Lisboa Gradiva
Atenção
Uma prática de Yoga não é uma terapia. A prática de Yoga não inviabiliza um seguimento médico e/ou terapêutico em nenhuma circunstância. Antes de iniciar qualquer atividade física confirme junto do seu médico ou obstetra.



Comentários