top of page

5 Bons motivos para fazer torções

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 26 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de mai.


ree

Numa prática de Yoga completa, uma ou várias posturas de torção da coluna, são indispensáveis. As torções são de enorme importância nas alterações de estação porque promovem o sistema imunitário trazendo uma melhor adaptação do corpo as alterações de clima que ocorrem a nossa volta. Por outro lado são uma forma de nutrir os nossos órgãos abdominais pelo efeito da circulação sanguínea. Repara quando fazes uma torção do tronco um dos lados do teu abdómen encontra-se comprimido e esses órgãos ai localizados tem por alguns segundos uma redução da circulação sanguínea. Contudo quando fazes a torção para o lado oposto esses órgãos abdominais têm agora uma passagem de sangue reposta e mais rápida (maior passagem de oxigénio e nutrientes). Como se fosse o efeito numa mangueira ao torcer limitando a passagem de água que quando regressa ao normal por alguns instantes a água no seu interior vai passar a uma velocidade maior.


Entramos no verão e as temperaturas aumentaram, o tempo seco instalou-se e o nosso corpo entra numa fase de adaptação. As torções são excelentes aliados holísticos nesta adaptação.



5 Benefícios das torções do tronco


Melhora o sistema digestivo

No verão temos tendência a comer mais alimentos crus e o nosso sistema digestivo precisa de fazer um esforço extra para digerir os alimentos. As torções penetram profundamente no corpo, estimulando os órgãos da região abdominal. Os órgãos que mais beneficiam com esta estimulação são os órgãos envolvidos na digestão como o estômago e o intestino grosso. Não só melhora a digestão no estômago como melhora a distribuição e absorção de nutrientes. As torções ajudam a reduzir a obstipação e para isso é importante fazer primeiro a torção para o lado direito para ativar o colón ascendente e depois para o lado esquerdo para ativar o colón descendente.


Ajuda na desintoxicação natural

ree

As torções restringem temporariamente o fluxo sanguíneo no intestino, fígado e rins. Ao regressar da torção, uma onda de sangue fresco e oxigenado corre de volta, promovendo o funcionamento destes órgãos que têm como uma das suas funções a desintoxicação natural do corpo através da eliminação de toxinas indesejadas.


Melhoria no sistema imunitário

80% do nossos sistema imunitário depende do bom funcionamento do intestino e portanto como já referido em cima, as torções ajudam a manter um bom funcionamento do intestino quer a nível mecânico, estimulando os seus movimentos peristálticos, quer a nível fisiológico, promovendo a melhor absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Juntamente com o sistema digestivo, as torções também estimulam os sistemas circulatório, nervoso e endócrino – que têm um papel importante a desempenhar na construção do sistema imunológico.


Aumento dos níveis de energia

ree

As torções melhoram a circulação sanguínea rica em oxigénio e nutrientes "alimentando" vários órgãos do corpo, incluindo o cérebro, e promovendo, assim o aumento da energia vital.


Equilibra o Sistema Nervoso

Sabemos, atualmente, que 95% da serotonina (a hormona da felicidade) é produzida no intestino, portanto, estimular o intestino através de torções promove o bem-estar geral e psicológico. Desacelerar e respirar fundo durante a permanência nas posturas de torção do tronco ajuda na ativação do sistema nervoso parassimpático. O sistema que nos acalma e restaura e deixa-nos assim como uma sensação de bem-estar e redução do stress e na redução de sintomas de depressão leve.


Fortalece o coluna vertebral

As torções são movimentos que no nosso dia-a-dia habitualmente não fazemos. Se precisar-mos de apanhar um objeto que esteja atrás de nós dificilmente faremos uma torção do tronco, mas sim, outros movimentos mais simples. Por isso é de enorme importância fazer este tipo de movimentos durante uma prática de Yoga. As torções torcem e lubrificam o tecido conjuntivo da coluna, por outro lado, alonga, fortalece e liberta a tensão de todos os músculos das costas.


Consegui convencer a fazer mais torções da coluna?

Boas práticas

Namastê





Comments


bottom of page