4 Rotinas Ayurvédica para melhorares a tua saúde
- Chandra
- 12 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mai.

Quem não ouviu falar no relógio biológico!? Sabemos que o temos e por isso temos fome a determinadas horas e sono noutras. Contudo com a velocidade do estilo de vida moderno estamos um pouco atrasados ou adiantados demais ao ritmos naturais do nosso corpo.
A Ayurveda, medicina milenar indiana, entende que existem horários que representam a rotina perfeita (Dinacharya) para que andemos de acordo com a nossa biologia. Tento sempre que possível cumprir estes horários mas claro que nem sempre é possível. Tal como qualquer pessoa tenho os meus horários de trabalho que me impedem que seguir as recomendações ayurvédicas mas sempre que posso vivo de acordo com estes ensinamentos.
Levantar entre as 6 e as 8 horas da manhã

Segundo esta medicina, devemos de nos levantar antes do nascer do sol, ajustando o horário conforme a estação do ano. Já se encontrar acordado no momento em que o sol nasce para o novo dia vai ajudar a adquirir a frescura e leveza da manhã e transportá-lo/la para o resto do seu dia. Após a 8 horas da manhã já entra em outro período (o chamado período kapha) que lhe vai dar uma atitude menos fresca e vigorosa que acaba por transportar consigo para o resto do seu dia.
Manter um horário certo para a hora de acordar, que seja durante a semana quer seja ao fim de semana, ajuda a tornar as manhãs mais agradáveis e produtivas e a Ayurveda tem toda a razão quando defende que acordar cedo permite-nos adquirir a frescura da manhã!
Almoçar entre às 12 e às 13 horas

Nesta altura é quando o seu Agni ou fogo digestivo se encontra no seu máximo e vai fazer com que a sua digestão seja completa para obtenção de todos os nutrientes que necessita. Está refeição deve ser também a maior do seu dia.
Aqui tudo vai depender muito das obrigações dos seus compromissos profissionais, mas sem dúvida que representa o intervalo de tempo ideal para a realizar a maior refeição do dia. Saltar esta refeição, fazê-la à pressa, comer tarde ou saltar o almoço é um grande passo contra o seu bem estar físico e emocional.
Jantar entre as 18 e as 19 horas

A está hora o nosso corpo reduz as suas energias e o que queremos mais é descanso e por isso uma refeição mais leve reconforta-nos e não nos vai despender demasiada energia para a sua digestão deixando-nos ainda com menos energia. Aqui claramente a refeição deve de ser mais pequena que a do almoço. O chá a noite é bem vindo, para além de reconfortante também ajuda a digestão evitando que vamos dormir ainda durante este processo.
Jantar cedo evita, também, que na hora de se deitar esteja ainda a fazer a digestão e a despender energia para este processo podendo conduzir a perturbações do seu sono e descanso.
Deitar entre as 21h30 e as 22h30

Neste altura o nosso corpo volta a desacelerar ainda mais e só queremos mesmo a nossa merecida noite de sono. Acontece que por volta da meia noite temos de novo um pico de energia e portanto se deixar passar demasiado tempo depois das 22h30 é provável que sofra um despertar e o sono acabe depois por ser mais difícil regressar.
Claro que nem todos nós podemos cumprir estes horários, seria perfeito se assim fosse. Temos os nossos empregos, as nossa vidas familiares e compromissos que nos impedem de o fazer. Mas podemos fazê-lo no nosso dia de folga ou durante um período de férias para nos reequilibrar. Se nos for possível podemos implementar na nossa rotina pelo menos um dos intervalos horários sugeridos pela ayurveda, como a hora de deitar ou a hora de jantar, por exemplo.
O importante é que com isso se sinta bem e obtenha benefícios para o seu bem-estar. Estar bem vale sempre a pena!
Boas práticas
Namastê!
Comentários