Savasana, porquê que esta pode ser uma das posturas mais difíceis?
- Chandra
- 23 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai.

No Yoga costuma-se dizer que a postura mais difícil de executar é a postura de cadáver (savasana), em que se permanece imóvel de barriga para cima. Porquê que uma postura em que se está simplesmente deitado/a no chão, parado/a sem nada fazer pode ser considerada a postura mais difícil de executar?
Na atual sociedade que vivemos é grandemente valorizada a produtividade. Numa sociedade onde tempo é dinheiro, parar pode ser altamente desaconselhável, mal visto e até muito difícil para a maioria de nós. Desligarmo-nos da nossa rotina diária pode ser uma tarefa complexa que exige esforço e até algum treino.
O ócio não é propriamente uma inércia inútil, mas sim um tónico diário ao alcance de todos.
Robert Louis Stevensom
Quantos de nós já fomos obrigados a parar depois de um enorme abalo ou uma quebra, quer mental quer física, normalmente sob a forma patológica? Sei que este vazio ou este nada possa ser demasiado angustiante para enfrentar, mas a fuga também não o vai resolver.
Talvez em parte tenhamos perdido o hábito de estar sem nada fazer porque temos ao nosso alcance entretenimento constante e num simples gesto dos nossos dedos. Os nosso telemóveis são uma infinita fonte de estímulos e dopamina para os quais estamos altamente viciados.
As nossas rotinas são exigentes, e todos nos queixamos da falta de tempo, temos sempre a sensação de andarmos em contra relógio para estarmos em todo o lado e dar resposta a tudo. Por isso quando nos permitimos parar, nada fazer, podemos ser invadidos por uma sensação de culpa, porque sabemos que aquilo que é valorizado é a azáfama, a produtividade, o tempo que é dinheiro.
Da próxima vez que estiver a praticar Yoga não se esqueça de fazer savasana, lembre-se, parar faz falta e faz bem. Abre espaço à reflexão, ao relaxamento e ao auto conhecimento.
Nada fazer não é inútil, é um tónico para a saúde e bem-estar geral!
Boas práticas
Namastê!
Comments