1º Aula de Yoga? Tire todas as suas dúvidas!
- Chandra
- 28 de mai. de 2018
- 3 min de leitura

Vai experimentar a sua primeira aula de Yoga, parabéns! Sabemos da nossa dificuldade em sair da zona de conforto e experimentar uma aula pela primeira vez, seja de que modalidade for, implica alguma coragem. Se a vontade ou curiosidade de experimentar o Yoga foi superior aos seus receios é porque logo aqui o Yoga, é sim, para si!
Mesmo após esta dose de coragem podem permanecer ainda algumas dúvidas e receios.
Será que vou conseguir fazer todos os exercícios?

Sim, vai conseguir fazer todos os exercícios, porque para todos eles existe uma alternativa mais simples e acessível que o/a professor/a lhe pode indicar. Caso exista alguma limitação anatómica ou patológica (que deve informar o/a professor/a no início da aula) que lhe impeça a execução de algum asana mesmo na sua versão principiante, o/a professor/a pode lhe indicar um asana diferente que a execução esteja ao seu alcance e obtenha o mesmo benefício físico e/ou mental.
Tenho pouca flexibilidade!
Não tem muita flexibilidade? Então é um óptimo motivo para começar a praticar Yoga. Quando se inscreveu no ginásio também não tinha muita força ou quando começou a correr, mal conseguiu o seu primeiro quilómetro. A flexibilidade não é um pré requisito é um dos muitos benefícios que vai obter.
Veja o artigo : Flexibilidade como parâmetro de saúde e qualidade de vida
Não será o Yoga demasiado parado?

Acredite o Yoga pode parecer uma atividade pouco exigente fisicamente mas também lhe vai fazer suar, por vezes vai "doer" e manter algumas das posturas vai ser mais difícil que manter outras. O grande desafio é muitas vezes os períodos de permanência em cada asana. Pense na postura de Chaturanga Dandasana (Postura semelhante à prancha) e em permanecer nela por um minuto. Pois, quem disse que o tempo passa muito rápido nunca esteve um minuto apoiado apenas mas mãos e na pontas dos dedos dos pés. Mas antes de iniciar as suas aulas de Yoga pesquise sobre os vários tipos que tem ao seu dispor (Yoga de permanência ou Yoga com sequência de movimentos) e que melhor se adequa aquilo que procura para alcançar os seus objetivos.
Vou fazer apenas exercícios de alongamento?

As práticas de Yoga são muito completas não sendo, exclusivamente, baseadas em exercícios de alongamentos. Existem posturas musculares e também posturas de equilíbrio e um trabalho muito importante para a coluna vertebral. Em muitos asana, enquanto se realiza um equilíbrio, alongamos um determinado músculo e contraímos outros e este factor é para mim uma das facetas integrais do Yoga. Contudo e durante muito tempo os alongamentos foram desvalorizados como sendo eles próprios um exercício físico mas a verdade é que actualmente sabe-se que os alongamentos permitem, à semelhança dos exercícios de hipertrofia (aumento do volume dos músculos), obter força e definição muscular entre muitos outros benefícios para a saúde.
Veja o artigo : Flexibilidade como parâmetro de saúde e qualidade de vida
Vá experimentar e aproveite a sua aula sem receios!

Não se preocupe em ser observado/a na sua tentativa acrobática de realizar algumas das posturas. O Yoga é praticado maioritariamente de olhos fechados, o objectivo é se centrar em si, no seu corpo e na sua respiração. Não existe competição e em muitos locais nem existem espelhos, as correcções posturais e os alinhamentos corretos são percecionados na prática.
Boa prática!
Namastê
留言