Alimentação Ayurvédica no Outono: 4 Dicas para Equilibrar Corpo e Mente"
- Chandra
- 17 de out. de 2024
- 3 min de leitura
A alimentação neste outono como fonte de saúde e bem-estar
Ayurveda e alimentação no Outono

Quem nunca teve aquela dor nas articulações ou nos ossos e anteviu uma mudança no tempo? Não é apenas uma crença popular, efetivamente, o nosso corpo na sua harmonia com tudo entende as alterações. A nossa digestão também e por isso a nossa alimentação deve de estar em equilíbrio com a estação do ano.
Tal como a Ayurveda, sistema de saúde ancestral Indiano, aconselha, é importante seguir algumas alterações sazonais de forma a manter o equilíbrio nas mudanças de estação, que inevitavelmente, criam alterações na nossa disposição, quer física, quer mental. Essas alterações vão desde rotinas de movimento até as rotinas de alimentação.
Na Ayurveda, o ano é repartido em 3 estações e não nas 4 que conhecemos, e a cada uma delas está associado um dos 3 Dosha, Vata, Pitta ou Kapha.
Durante o Outono
No outono, o dosha Vata tende a entrar em desequilíbrio devido às características naturais dessa estação, que compartilham muitas das mesmas qualidades de Vata:
Frio,
Seco,
Leve,
Instável,
Ventoso.
Esse desequilíbrio pode manifestar-se no corpo e na mente de várias maneiras.
A medida que caminhamos para o Outono e as temperaturas vão baixando, naturalmente queremos bebidas quentes e sentimos necessidade de comidas mais pesadas e com mais gordura. Para manter o equilíbrio, o Ayurveda recomenda incorporar rotinas e alimentos que contrabalancem as qualidades frias, secas e instáveis de Vata:
Dica n.º 1 - Controle a quantidade
O nosso apetite, no tempo mais frio, tende a aumentar, no entanto temos de ter em conta que só devemos comer a quantidade com a qual a nossa digestão seja fácil e relativamente rápida. É importante que a quantidade seja adequado ao que o nosso agni (fogo digestivo) é capaz de processar.
Dica n.º 2 - Prefira sabores ácidos, salgados e doces
Ao contrário do tempo quente, nesta altura do ano, dê preferência aos sabores ácidos como limão e outras frutas ácidas, queijo e iogurte natural, tomate, vinagre, entre outros. Os sabores salgados (sal integral) também entram na alimentação e mantenha os alimentos de sabor doce, sobretudo o arroz integral. Este 3 sabores tendem a pacificar o Dosha Vata.
Dica n.º 3 - Evite alimentos crus
Neste altura prefira alimentos bem cozinhados e evite os alimentos crus, para ajudar a ter uma digestão mais fácil. Os alimentos crus são de difícil digestão e a sua temperatura mais baixa pode apagar o fogo digestivo ou seja a nossa capacidade de digerir os alimentos. Uma das formas de trazer novo equilíbrio ao Vata no Outono é precisamente comer alimentos aquecidos e húmidos como sopas, guisados e cereais quente.
Dica n.º 4 - Acompanhe as refeições com chá
As refeições podem ser acompanhadas de chá quente, especialmente de chá de urtiga, jasmim ou gengibre, no entanto deve ter em conta qual destes é o mais adequado ao seu Dosha.
“Aquelas dietas e bebidas cuja coloração, odor, sabor e tato são agradáveis aos sentidos e conduzem ao estado de saúde, se ingeridas de acordo com as regras, representam, na verdade, a própria vida dos seres vivos”.
Outono em equilíbrio
A nossa disposição mental, os alimentos que nos confortam, a energia que temos é diferente de estação para estação e consoante as próprias variações que as estações do ano trazem. Saber isto faz parte da nossa inteligência interior! Sabemos que a nossa existência prolonga-se para fora de nós e por toda a natureza a nossa volta.
Esteja em equilíbrio nesta estação, tome as rédeas da sua saúde e bem-estar e mantenha os seus níveis de energia no máximo.
Namastê
Comments