top of page

As melhores dicas da Ayurveda para um Outono com saúde

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 9 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Como a Medicina Indiana me ajuda a entrar no Outono!

ree

A nossa disposição mental, os alimentos que nos confortam, a energia que temos é diferente de estação para estação e consoante as próprias variações que as estações do ano trazem. Saber isto faz parte da nossa inteligência interior, sabemos que a nossa existência prolonga-se para fora de nós e por toda a natureza a nossa volta.


Quem nunca teve aquela dor nas articulações ou nos ossos e anteviu uma mudança no tempo? Não é apenas uma crença popular, efetivamente, o nosso corpo na sua harmonia com tudo entende as alterações.


ree

Tal como a Ayurveda, sistema de saúde ancestral Indiano, aconselha sigo algumas alterações sazonais/rotina sazonal (Ritucharya) que me ajuda a manter equilibrada nas mudanças de estação, que inevitavelmente, criam alterações na minha disposição, quer física, quer mental.


Na Ayurveda, o ano é repartido em 3 estações e não nas 4 que conhecemos, e a cada uma delas está associado um dos 3 Dosha (biótipo corpo/mente).


Mantenho um ritual Ayurvédio durante o ano todo (manhã ayurvédicas, 5 rituais para começar hoje) coloco apenas algumas alterações nas minhas rotinas diárias, sobretudo ao nível da alimentação para que a entrada na nova estação seja harmoniosa e para que me continuo a sentir cheia de energia.



Veja também o artigo



Estação Ayurvédica

Desde meio do Verão até ao início do Outono

ree

Durante o verão sabemos que o nosso apetite diminui e necessitamos, naturalmente, de mais líquidos. No que diz respeito aos líquidos são, obviamente muito bem-vindos tendo em conta o tempo quente e a nossa necessidade de repor água e de nos refrescar, contudo aqui evito a ingestão de bebidas muito frias, para não correr o risco de extinguir o Agni ou fogo digestivo e a minha digestão se tornar lenta e pesada.


No verão tento dar mais atenção aos paladares doces tais como o mel e o arroz integral. Os paladares amargos também fazem parte da minha alimentação, dou especial atenção aos espinafres, a casca de limão e a todas as hortaliças de folha verde. Também como alimentos de sabor adstrigentes como o feijão, o grão e a lentilha evitando contudo consumi-los em excesso neste período de verão. Dentro deste grupo gosto especialmente de maçã e pêra.



Durante o Outono

ree

A medida que caminhamos para o Outono e as temperaturas vão baixando, naturalmente queremos bebidas quentes e sentimos necessidade de comidas mais pesadas e com mais gordura. O nosso apetite, no tempo mais frio, também tende a aumentar, no entanto temos de ter em conta que só devemos comer a quantidade com a qual a nossa digestão seja fácil e relativamente rápida.


Ao contrário do tempo quente, nesta altura do ano, dou preferência aos sabores ácidos como os dos queijos, da uva e das ameixas. Os sabores salgados também entram na minha alimentação e mantenho os alimentos de sabor doce, sobretudo o arroz integral.


Neste altura dou prefiro alimentos bem cozinhados e evito os alimentos crus o que me ajuda a ter uma digestão mais fácil. As minhas refeições são normalmente acompanhadas de chá quente, gosto especialmente de chá de urtiga, jasmim ou gengibre.


Preparado/a para fazer alguns ajustes para este Outono?


Namastê!


 
 
 

Opmerkingen


bottom of page