top of page

Como manter uma prática diária de Yoga quando se é professor/a

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 22 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Quem não gostava de tornar a sua ocupação de tempos livres no seu trabalho a tempo inteiro? Acredito que muitos! A verdade é que se trabalhar-mos naquilo que mais gostamos sentimos que não trabalhamos um único dia.


O Yoga era o meu hobbie! Quando digo "era" não significa que não continuo a ser atualmente, mas a verdade é que quando a nossa ocupação de tempos livres se transforma no nosso trabalho a tempo inteiro passa a ser muito difícil de manter estas duas faces da mesma moeda.


Mas uma das premissas essenciais para se ser um/a bom/a professor/a de Yoga é manter a prática diária. Agora pense, quem quer passar o dia a realizar uma determinada tarefa no seu trabalho e chegar a casa e continuar a fazer a mesma coisa que fez durante o dia inteiro? Por isso foi para mim importante fazer distinção entre trabalho e lazer.



Trabalho vs. Lazer

ree

Separei as minhas prática de Yoga em práticas de bem estar e treinos das várias disciplinas.


- Nas práticas de bem-estar, faço uma estrutura habitual de uma aula deixando simplesmente fluir sem pensar muito naquilo que estou a fazer. Por vezes é difícil não estar a pensar na execução técnica, nos alinhamentos ou na planificação de uma aula mas é realmente importante fazer esta distinção e aproveitar a minha prática.


- Nos treinos pratico asana, pranayamas, meditações e outras técnicas sem uma sequência estabelecida nem necessariamente na mesma altura. Posso treinar um determinado pranayama de manhã e a tarde treino asana que pretendo melhorar ou alcançar. Recebo na mesma os benefícios dos exercícios mas o objetivo é melhorar tecnicamente estas disciplinas e a forma de as transmitir aos alunos.



É hora de praticar

ree

Como os treinos fazem parte do meu trabalho estes são realizados dentro das minhas cerca de 8 horas de trabalho diárias, que incluem, dar aulas, preparar aulas, escrever para o blogue, pesquisa, estudo entre várias outras coisas. Por fazerem parte das minhas tarefas profissionais tem hora marcada na minha agenda. Assim não deixa espaço para a desculpa de falta de tempo e incentiva-me a uma maior disciplina.


É nas minhas horas livres que pratico o Yoga como prática de bem-estar pessoal. Aqui não existe hora marcada e por vezes não é possível ser tão consistente mas pelo menos 2 vezes por semana durante uma hora sem interrupções para meu próprio benefício.



Também é preciso descansar

ree

Dar aulas de Yoga, treinar asana e manter uma prática pessoal pode a determinada altura ser demasiado para o corpo e até no Yoga a moderação é necessária, caso contrário haverá consequências físicas. É para mim, também, muito importante colocar na agenda os dias de descanso que devem de ser respeitados e descansar sempre que sentir que o deva fazer.


Yoga "every damn day"

ree

A verdade é que o Yoga acompanha-me durante todo o meu dia, porque para mim não é apenas uma atividade física mas sim um estilo de vida! E portanto, sinto que pratico Yoga todos os dias a toda a hora!


Namastê

 
 
 

Comments


bottom of page