top of page

Será que és uma pessoa realmente saudável?

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 15 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Se te fizer a pergunta "consideras-te uma pessoa saudável?", provavelmente vais me responder que sim se não sofreres de nenhuma doença. Mas se te disser que a OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como:


"um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades"


À luz desta definição, holística, muitos dirão que não são totalmente saudáveis, o que faz de nós uma das geração mais doentes que algumas vez habitou a terra.


A OMS estima que até 2020 a depressão e a ansiedade tornar-se-ão a principal causa de incapacidade em todo o mundo e que dentro dentro de poucos anos 2 em cada 3 pessoas irá sofrer de uma ao mais doenças oncológicas ao longo da sua vida.


ree

Estaremos ainda a tempo de restabelecer e recuperar a nossa saúde? Acredito que sim, existe uma crescente consciência e vontade de recuperar hábitos saudáveis assim como uma maior disponibilidade de informação correta sobre aquilo que nos faz bem e que nos faz mal.


Também já nós é mais fácil aceitar que não somos meramente uma estrutura sólida anatómica de funcionamento mecânico e que as nossas emoções, estados de espírito e pensamentos influenciam os nossos sistemas de doença e cura intrínsecos.

 

A fase de descrença nas terapias alternativas está também a terminar, até porque as mesmas tem sido alvo de muita investigação nos últimos anos e os seus resultados positivos retirou-as do âmbito das crenças, credibilizando-as como práticas com provas cientificas concretas e promissoras. A verdade é que a meditação, o Yoga, as massagens, as ervas medicinais, a nutrição, a acupunctura, entre outras, começam a ser usadas, cada vez mais, como abordagens de primeira linha para tratamentos e prevenção de doenças. 


ree

Com cada vez mais informação estamos a assumir as rédeas da nossa saúde e bem-estar e embora para alguns elementos da comunidade médica, isto possa representar algum tipo de ameaça, acredito que para outros seja encarado como uma melhoria e expansão dos cuidados de saúde individual e colectiva. 


De que está a espera para recuperar a sua saúde? Não será esse um dos grandes propósitos da nossa existência, a procura constante do bem-estar geral. Até porque acredito que a busca pela saúde física, mental, social e espiritual nós conduzirá, invariavelmente até à felicidade.


Assiste ao vídeo e percebe como o Yoga te pode ajudar a ser mais saudável!


Namastê!


 
 
 

Comentários


bottom of page