Definindo um propósito, técnica Mindfulness. Defina o seu!
- Chandra
- 10 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

As aulas/práticas de Yoga podem ser guiadas por um propósito que é definido, habitualmente, antes de iniciar. O propósito pode ser, por exemplo, sentir uma maior paz interior, conectar-me com o meu corpo e com a minha respiração, sentir tranquilidade…enfim pode se definir um sem número de propósitos.
Repare que propósito é diferente de objetivo. Um objetivo para uma aula de yoga poderia passar por realizar 40 minutos de asana e 10 minutos de relaxamento ou então fazer 8 posturas de força e 5 posturas de flexibilidade. Mas e depois do objetivo atingido o que fica? O objetivo acaba por ser algo que se atinge mas que de alguma forma é vazio.
No propósito fica aquilo que se almejou adquirir/obter, sem que esse "aquilo" seja mensurável ou palpável. Pode ser a tranquilidade, a conexão, a paz. Num mundo onde a produtividade é sobrevalorizada e que em grande parte do nosso dia funcionamos como meros executantes de tarefas e deveres perdemo-nos, sem contudo ter consciência disso, dos nossos propósitos. Eu diria mais, por vezes nem paramos para pensar neles.
O nosso propósito prende-se muito com aquilo que nós somos efetivamente no nosso centro. E aquilo que nós somos, muitas vezes, se perde no meio da necessidade de alcançar as expectativas dos outros ou as espectativas que achávamos que os outros têm de nós.
Mas talvez antes de pensarmos no propósito de vida (contudo tenha a certeza que no seu centro sabe bem qual é) porque não criar propósito no seu dia a dia, nas coisas mais simples, porque não fazer diariamente este exercício de Mindfulness.
Comece por definir um propósito para o seu dia ao acordar. Como se quer sentir ao longo do seu dia, o que lhe vai permitir atingir esse estado, como vai enfrentar os desafios. Tenha presente este propósito ao longo do seu dia.
Defina um propósito antes da sua prática de Yoga, antes da sua prática de meditação. Antes de cozinhar ou de organizar a casa. Defina o seu propósito como mãe/pai/educador, defina o seu propósito em outras relações importantes na sua vida.
Pratique está técnica de Mindfulness e veja como pode melhorar a sua perceção sobre si mesmo e o mundo que o/a rodeia.
Namastê
Comments