top of page

De que forma o Yoga nos ajuda a envelhecer com mais saúde e bem-estar?

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 10 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

A OMS (Organização Mundial de Saúde) define idoso como sendo o individuo com idade igual ou superior a 65 anos. Em Portugal o índice de envelhecimento em 1961 era de 27,5% passando para 143,9% em 2015 (PORDATA, 2015).


O aumento da longevidade da população Portuguesa exerceu um forte impacto na sociedade como um todo mas é sem dúvida um factor apreciável embora a qualidade dos anos que todos ganhamos a mais têm ainda um caminho de melhorias a percorrer.


Envelhecer nas sociedades actuais é muitas vezes visto como sendo prejudicial, inútil e fortemente associado à incapacidade funcional. Envelhecer é um percurso natural na trajectória de vida humana que todos nós, quer queiramos quer não, estamos a percorrer. Afinal envelhecer é um privilégio!

ree

Em 2002 a OMS criou o conceito de "Envelhecimento Activo", definido como o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem.


Sem saúde tudo fica mais complicado e impede-nos da participação, sem participação ficamos socialmente isolados e ao alcance da depressão. A segurança é importante para a prevenção de todo o tipo de situação que coloquem a saúde, auto-estima e auto-realização das pessoas em risco.


ree

Um dos grandes segredos para um envelhecimento activo passa pela manutenção da saúde. A grande maioria das doenças crónicas mais prevalecentes hoje não são consequência inevitável do envelhecimento. A verdade é que a grande parte dessas mesmas doenças (doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças coronária, AVC, a diabetes...) são, por vezes, evitáveis criando ao longo da existência, hábitos e condições de vida saudáveis tais como:



Actividade física regular

Actividade mental estimulante

Alimentação rica em fruta, legumes, fibra e peixe

Baixo consumo de sal e açúcar

Consumo moderado de bebidas alcoólicas

Não consumo de tabaco ou outros produtos nocivos

Vida afectiva e relações sociais equilibradas

Gestão do stress diário


O Yoga pode ajudar, não só, como promotor da saúde física e mental mas também como um meio de participação pois ajuda a:


ree

Promover a participação, rompendo com a solidão

Alongar os músculos e a trabalhar as articulações

Favorecer o emocional positivo

Proporcionar um sono de qualidade

Fortalecer o sistema imunológico

Treinar a acuidade visual

Promover a auto-confiança e felicidade


Envelhecer é mesmo um privilégio! Envelheça de forma ativa.


Namastê!


 
 
 

Comments


bottom of page