Yoga para o músculo da alma
- Chandra
- 15 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Sabe aquela sensação de "borboletas na barriga"? O responsável é ele, o "músculo da alma", assim conhecido em algumas filosofias orientais por acreditarem que um "músculo da alma" flexível e forte permite um fluxo de energia vital mais completo através de outros músculos e articulações. Já os estudos indicam que tem na sua constituição tecido biointeligente que lhe permite reagir as nossas emoções, sendo por isso um mensageiro primário do sistema nervosa central.
A nossa alma não tem exactamente um músculo, estou a falar, sim, do Ilío pssoas um músculo profundo do zona do tronco que promove a ligação da nossa coluna vertebral ao osso longo do fémur.

Funções do músculo da alma
O pssoas permite a flexão anterior e posterior da anca, assim como o equilíbrio postural, flexibilidade e força, amplitude de movimentos dos membros inferiores e também intervém no funcionamento dos órgão do abdómen.
Muito para além destas funções mecânicas características de um músculo ele está envolvido nas nossas emoções como no medo e na ansiedade, interferindo no primitivo mecanismo de luta ou fuga.
O seu contacto com o músculo diafragmático, um dos principais responsáveis pelos movimentos respiratórios, promove a sua influência na respiração que esta por sua vez está diretamente relacionadas com as emoções
Stress e o músculo da alma
O stress constante que todos enfrentamos diariamente, pode levar ao tensionamento e encurtamento do músculo de forma crónica, conduzindo a situações de dor lombar, dor nas ancas e/ou joelhos, problemas digestivos e disfunções respiratórias. O esgotamento das glândulas supra renais e do sistema imunológico, podem também ser uma das consequências.
.
Yoga para o músculo da alma
A melhor forma de evitar as consequências negativas para a nossa "alma", ou melhor para o nosso músculo pssoas é através de alongamentos. Deixa 3 excelentes exemplos Parsvakonasana, Trikonasana e Bhujangasana.
Atenção: Antes de iniciar qualquer atividade física deve de consultar o seu médico. A prática de Yoga deve de ser iniciada em local próprio mediante a vigilância de um profissional qualificado.
Namastê!
Comments