Livre-se do stress com estas posturas!
- Chandra
- 19 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

É já sabido que o Yoga tem na sua génese a capacidade de nos livrar do stress das nossas vidas atarefadas e preenchidas, acabando por ser, muitas vezes, um dos motivos que leva alguns dos praticantes (foi o meu caso) a dar início a esta atividade.
Num todo, o Yoga tem esta capacidade mas vou, aqui, eleger o conjunto das posturas de inclinação à frente (flexões anteriores) por considerar que são poderosas aliadas neste combate contra o stress... e não só!
Incline o tronco para a frente, deixe a cabeça solta entre os braços, feche os olhos, respire tranquilamente e relaxe...

Nas flexões anteriores trabalha-se o alongamento dos músculos posteriores das pernas e/ou das costas. Algumas posturas permitem para além do alongamento um trabalho muscular intenso.
Mas existem aqueles efeitos mais subtis, os efeitos a nível mental e emocional, ao nível dos nossos órgãos internos e ao nível dos nossos estados de espírito. E atenção subtil não significa que não sejam efeitos significativos. São, efectivamente, efeitos poderosos sobre a nossa saúde, quer a curto, quer a longo prazo.

A flexão anterior da metade superior do corpo, permite que ocorra uma maior irrigação sanguínea cerebral consequentemente uma maior oxigenação do cérebro, o que permite, não só, o alívio das dores de cabeça como um alívio do cansaço. Funciona como que um café, deixa-nos mais despertos e revigorados.
O alongamento da coluna vertebral permite uma descompressão e afastamento de todas as vértebras, aliviando dores nas costas muitas vezes resultado de posturas diárias incorrectas.

A gravidade que atua sobre a nossa cabeça flectida, o que permite o alívio da tensão da zona do pescoço e ombros onde tantas vezes sentimos que carregamos o mundo. Quando permitimos que estas zonas de acumulo de maior tensão relaxem, auxiliamos o sistema nervoso parassimpático a criar uma sensação de bem-estar.
Este relaxamento ajuda à normalização da produção hormonal favorecendo a circulação de endorfinas, a hormona da felicidade, o que nos torna mais capazes de lidar com sintomas de depressão como a ansiedade, por exemplo.
O aumento da irrigação sanguínea, também, ao nosso sistema cardiovascular ajuda a baixar o número de batimentos cardíacos reduzindo a tensão arterial.
Os efeitos positivos são, realmente, imensos e é também por isto que são um dos meus conjuntos de posturas favorito! De que está à espera para começar as suas aulas de Yoga?
Bons motivos não lhe faltam!
Namastê!
Comentarios