Tudo o que precisas saber como começar a praticar Yoga em casa
- Chandra
- 7 de fev. de 2019
- 4 min de leitura

A prática de Yoga em casa deve de ser um complemento à prática em local apropriado sob a vigilância e orientação de um profissional qualificado.
As posturas podem parecer simples quando visualizadas mas a sua execução deve de ser ensinada para que se entre e saia do asana de forma correta, se inspire e expire nos momentos devidos e para que os alinhamentos saudáveis e simetrias sejam mantidos evitando assim adquirir lesões.
Para além da questão da segurança todo o ambiente envolvente de um aula de Yoga propicia a sua concentração e disposição para a prática, assim como o/a obriga a criar um compromisso e uma rotina relativamente a sua aula. No entanto existem, também, vantagens em poder praticar no conforto da sua casa.
Vantagens de pratica Yoga em casa
- Pode demorar o tempo que entender em cada uma das posturas e a duração total da sua prática, permitindo-lhe trabalhar mais naqueles asana que deseja melhorar ou até naqueles que mais gosta.
-Pode escolher qual a altura do dia ou da semana onde melhor pode encaixar a sua aula de Yoga, conciliando com o seu horário de trabalho ou ser útil para quem tem filhos.
-Reduz o tempo de evolução, tanto da força como da flexibilidade, se também trabalhar em casa.
Do que vai precisar

Uma almofada de meditação (ou uma almofada comum)
Uma fita de Yoga (ou um cinto)
Um ou dois blocos de Yoga (ou um livro)
Um cobertor para o relaxamento
Um tapete de Yoga
Para praticantes avançados ou sem limitações de algum género a fita e o bloco podem ser dispensados. Para maior conforto a almofada e a manta podem ser usadas contudo não são obrigatórios.
Prepara-se a si e à sua casa

Deve de praticar num local da sua casa que esteja desimpedido, com espaço suficiente para conseguir esticar as pernas e os braços.
A temperatura deve de ser amena e a zona tranquila.
Mantenha o seu telemóvel em modo silêncio de forma a não ser interrompido/a. O chão deve de ser nivelado e usado um tapete antideslizante.
Use roupa confortável que não seja nem demasiado justa nem demasiado apertada para não dificultar movimentos nem a respiração.
Se possível pratique descalço/a e caso sinta a necessidade de usar meias para se aquecer certifique-se que estas sejam antiderrapantes.
Pode colocar uma música tranquila que o/a ajude a concentrar na prática.
Precauções
-Verifique se a zona onde vai praticar não tem objectos com os quais se possa magoar, escorregar ou derrubar.
- Deve de praticar em cima de um tapete de Yoga apropriado para evitar que escorregue.
- Inicie a sua prática sempre por posturas mais simples para aquecer primeiro o corpo.
- Nunca trabalhe até sentir dor, respeite os seus limites.
- Respire sem esforço, caso não o esteja a fazer deve de parar de imediato.
- Nunca tente a versão mais avançada de um asana/ postura sem dominar a versão anterior.
- Se está cansado/a um Yoga mais suave pode ajudar a revitalizar, evite por isso posturas mais difíceis pois a falta de concentração pode conduzir a lesões ou descanse e faça noutro dia.
Quando e quantas vezes praticar
O Yoga pode ser praticado todos os dias como, por exemplo, um complemento as suas práticas em ginásio ou estúdio. Contudo o importante é ser gentil consigo próprio/a, não se obrigue a fazer Yoga todos os dias, até porque a maioria das rotinas de todos nós não permite que isso seja possível. Ajuste a prática de acordo com a sua disponibilidade física, emocional, profissional e familiar para que no final possa apreciar a sua sessão tranquilamente.
Os melhores períodos para fazer Yoga são pela manhã ou ao final do dia. De manhã apesar do seu corpo estar mais rígido e dificultar a sua flexibilidade tem uma maior energia e disponibilidade mental para a prática. Ao inicio da noite já se encontra mais flexível no entanto a sua mente pode estar cansada funcionando o Yoga como um anti stress.
Não há nada como experimentar, pratique Yoga em ambos os horários e veja qual deles se adapta melhor a sua rotina e disposição podendo ajustar conforme o seu horário de trabalho ou época do ano ( se estiver de férias, por exemplo ou no verão quando é mais fácil acordar mais cedo).
Sozinho ou acompanhado

A pratica de Yoga é muito retrospectiva e por isso ideal para praticar sozinho/a no seu mundo interior, contudo, ter alguém que pratique consigo pode ser um fator de motivação. Para além de aumentar a sua conexão com essa pessoa ajuda-o/a a manter o compromisso perante a prática. O seu companheiro/a de tapete pode ajudar a corrigir alguns dos seus alinhamentos e ajudar na sua execução. Para a sua segurança é também importante ter outro yogi/yogini por perto.
Duração da sua sessão
Aqui é realmente uma escolha pessoal e mediante a sua disponibilidade. A sua sessão pode durar 10 minutos ou 2 horas, o importante é deixar algum tempo para um relaxamento final ou meditação que lhe vai permitir recuperar de forma tranquila e incorporar todos os benefícios do trabalho realizado.
Nunca se esqueça que a sua segurança está acima de tudo. Pratique Yoga em casa e desfrute ainda mais dos benefícios desta prática milenar.
Então, de que está a espera para iniciar a sua pratica caseira!?
Comments