Os principais grupos de asana e seus benefícios.
- Chandra
- 8 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

As posturas realizadas no Yoga são muito particulares! O que mais me despertou a curiosidade nesta prática milenar foram todos os benefícios que vão muito para além do óbvio trabalho articular e muscular.
O Yoga é uma atividade física? Sim, mas não só. O Yoga é uma prática mente/corpo/espírito!
Numa aula, não só se trabalha, por exemplo, os músculos abdominais como também a auto-estima, a estabilidade emocional, a tranquilidade, melhora-se o funcionamento dos órgãos internos , aumenta-se o bem-estar geral entre muitas outras coisas.
Não é extraordinário poder se exercitar e ainda ter uma intervenção positiva na sua saúde física, mental e emocional? Eu, considero que sim, e por isso e por outros tantos motivos me apaixonei por esta prática.
Veja alguns dos benefícios que ainda não sabia que o Yoga pode trazer à sua saúde e ao seu bem-estar!
Posturas sentado

Por permitir um maior apoio ajudam a criar estabilidade facilitando, também, o alinhamento mais correto da coluna vertebral e assim, contribuir para uma melhor postura.
Inclinações para a frente

Ajudam a
Inclinações para trás

Por ser um movimento habitualmente não realizado na nossa vida diária, cria uma maior mobilidade e elasticidade na coluna. A abertura de peito que estas posturas obrigam têm a capacidade de revigorar e restabelecer a auto-estima.
As torções

Também um movimento pouco realizado no nosso dia-a-dia permitem tonificar a coluna vertebral em toda a sua extensão. Atuam sobre os órgão internos que fazem naturalmente desintoxicação, favorecendo a função de eliminação desses mesmos órgãos. Este conjunto de posturas ou asana melhoram, também, a digestão.
Posturas invertidas

Estimulam o sistema endócrino e através da acção da gravidade promovem uma melhor circulação sanguínea por todo o corpo e a nível cerebral, facilitando o estado meditativo. Aumento do vigor mental e da energia, funcionando como um estimulante natural.
Os equilíbrios

Aumentam a estabilidade postural, têm um poderoso efeito positivo sobre a auto-estima e segurança. A concentração é muito trabalhada neste tipo de posturas que, por sua vez, ainda, possibilitam a aprendizagem da vivência do momento presente.
Exercícios de tonificação e aquecimento
Aumentam a circulação sanguínea por todo o corpo preparando-o para uma prática de Yoga mais intensa ou funcionando eles próprios como uma prática dinâmica. Melhoram a resistência e trabalham a coordenação e a concentração.
Postura de repouso
Possibilitam uma maior perceção do trabalho realizado ao longo da prática e ajudam a recuperar e a incorporar os benefícios após a realização de posturas mais exigentes ou com maior tempo de permanência. Estas posturas tornam uma prática de Yoga equilibrada e com efeito regenerante.
Namastê!
Comments