top of page

Yin Yoga

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 9 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de mai.

Definição e benefícios


ree

O Yin Yoga é um tipo de Yoga moderno, criado já no século passado, que tem como principal objetivo complementar práticas de Yoga mais comuns que têm associadas um forte componente Yang.

O Yin e o Yang representam forças opostas da mesma natureza que se encontram presentes em tudo. O Yin refere-se a feminino, frio, lento, passivo, ao elemento água e á lua, entre outros. O Yang refere-se ao masculino, rápido, quente, dia, forte, ativo. Numa prática de Yoga ambos os opostos são trabalhados, quer com posturas mais passivas quer com posturas mais dinâmicas ativando esta natureza opostas no nosso corpo e na nossa mente.

O Yin Yoga consiste em manter uma postura de alongamento por um período prolongado que pode ir desde 3 a 5 minutos ou mais. O objetivo deste período prolongando é que o alongamento chegue até ao tecidos Yin ou seja aos tendões, fáscias, ligamentos e outros tecidos conjuntivos. Por isso o principal objetivo do Yin Yoga é o aumento da flexibilidade e da amplitude de movimentos das articulações. Ora estes tecidos mais internos precisam de mais tempo para o seu alongamento e por isso beneficiam desta prática. Contrariamente em postura mais Yang são ativados sobretudo os músculos que são tecidos, também eles Yang, que aquecem mais rápido mas também arreferem mais rápido e com algum tempo sem prática nota claramente uma perda de força e flexibilidade.

Manter uma postura por 5 minutos ou mais pode ser bastante desafiante, porque a permanência dessa postura deve de se realizar dentro de uma zona de desafio físico contudo confortável. Algures entre o desconforto dor e a passividade confortável. Mas considero que o desafio vem, sobretudo, da nossa mente. Não estamos habituados a permanecer muito tempo inativos, temos a necessidade de estar sempre a fazer qualquer coisa e para a nossa mente pode ser extremamente difícil este tipo de Yoga.

Contudo representa, por isso mesmo, uma excelente oportunidade de parar e observar o nosso corpo e mente. De verificar tensões, de perceber a zona de conforto e de desafio dando-nos assim a oportunidade de nos conhecermos melhor. Estas posturas Yin também nos ajudam a estar presentes a observar pensamentos e padrões mentais dos quais podemos não ter consciência deles.

É um tipo de Yoga com forte componente antisstress, a quietude acalma mente e corpo e ajuda numa maior clareza mental.

Curiosidades

  • No Yin Yoga há um menos consumo de oxigénio porque não é necessário fornecimento acrescido de oxigénio aos músculos;

  • No Yin Yoga a temperatura corporal não tem tendência a aumentar;

  • No Yin Yoga é o estilo de Yoga passivo que se concentra sobretudo em posturas de repouso.

Namastê!

Comments


bottom of page