Yoga no masculino!
- Chandra
- 23 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Ao se encontrar numa aula de Yoga vai saltar a vista a larga discrepância entre o número de mulheres e o número de homens presentes. Não é pouco comum salas de prática apenas com mulheres.
Tem a sua ironia, porque o Yoga, como prática filosófica e espiritual, nos seus tempos remotos na antiga Índia era proibida às mulheres, sendo um privilégio, exclusivo dos homens. No entanto no ocidente o Yoga é, por muitos, considerada uma atividade para mulheres.

O Yoga é para todos, jovens, idosos, adultos, crianças, homens ou mulheres e acarreta consigo imensos benefícios a todos os seus praticantes.
Consigo entender o porquê de alguma resistência por parte dos homens em frequentar as aulas de Yoga, contudo, também sei que quando experimentam acabam por se surpreender com a prática mudando algumas das suas ideias pré concebidas que, muitas vezes, não correspondem à realidade e alguns tornam-se praticantes assíduos.
Algumas das crenças masculinas

Os homens tem naturalmente menor flexibilidade e mais força. Têm também mais facilidade em aumentar a força, por isso as posturas onde a flexibilidade é trabalhada, tornam-se mais desafiantes para os homens não sendo, no entanto, impossíveis de realizar.
Apesar dos alongamentos ser um dos focos de uma prática de Yoga é errado pensar que não se trabalha força muscular. É muitas vezes esta interessante mistura entre trabalho de flexibilidade, força e equilíbrio que tornam estas aulas bastante desafiantes.

A aparente falta de ação desmotiva os participantes do sexo masculino, contudo, repare o fato da aula ser realizada com movimentos lentos e suaves não significa que não seja uma atividade fisicamente intensa. Acredite, existe a forte possibilidade de caírem algumas gotas de suor!
Comece a praticar Yoga hoje

Não tem de ficar limitado à praticar exclusiva de Yoga, esta atividade mostra-se excelente como um complemento a outras atividades desportivas.
Reduz a possibilidade de Lesões, por um lado, devido ao aumento da consciência corporal, por outro, devido ao aumento da flexibilidade. Melhora a estabilidade articular promovendo um trabalho muscular geral.
A prática de asana e de relaxamento ajuda a reduzir o tempo de recuperação depois de treinos mais intensos. Os pranayamas ou exercícios respiratórios, ajudam a melhorar a sua capacidade pulmonar ao mesmo tempo que melhoram a resistência física e a sua performance em outras práticas desportivas.
Maior facilidade de concentração e resistência ao stress são alguns dos extras que pode obter.
Precisa de mais motivos? Estes parecem-me excelentes para experimentar a sua primeira aula de Yoga.
Namastê!
Comentários