top of page

Qual a importância do Yoga na gravidez e no pós-parto

Atualizado: 28 de jun. de 2023


ree

O Yoga é uma prática resiliente, que se adapta a todas as fases, idades e momentos, e por isso, pode e deve de nos acompanhar ao longo de toda a vida. O seu uso correto consiste na utilização do todo conjunto de técnicas, princípios e filosofia de acordo com as nossas necessidades reais, quer sejam elas físicas, psicologias ou espirituais. O período pós-parto e a gravidez são duas dessas fases. É importante usar as técnicas que o Yoga nos disponibiliza com o objetivo primordial de conduzir a mulher ao bem-estar integral. A importância de usar os pranayama e asana que realmente trazem os benefícios necessários nesses períodos especiais, torna a prática, não só eficiente, como evita a realização de posturas e respirações, que em outros contextos são benéficas, mas que nestes podem ser prejudiciais ou pôr em causa o equilíbrio que se pretende alcançar ou manter.


ree

Contudo, nem o Yoga pós-parto, nem o Yoga pré natal devem ser encarados como uma terapia com o objetivo de recuperar o corpo pré gravidez ou com o objetivo de fazer preparação para o parto. Uma prática de Yoga nestes contextos serve sobretudo como uma ferramenta de manutenção do bem-estar e de prevenção de desequilíbrios físicos e emocionais ligeiros. Possibilita que a mulher pratique em segurança tendo em conta todas as adaptações realizadas em cada uma destas duas situações. A simplicidade das práticas e a sua consistência, auxilia na manutenção do equilíbrio nestas fases da vida da mulher com enormes alterações e desafios.


Uma mãe praticante de Yoga, não só, obterá todos os benefícios da prática neste período pós-parto tal como durante a sua gestação, como as ferramentas a vão acompanhar para resto da sua vida. Após praticar em segurança Yoga na sua gestação, a mulher pode e deve praticar aulas de Yoga pós-parto antes de regressar as práticas tradicionais ou a outra qualquer atividade física, não correndo assim o risco de aumentar eventuais desequilíbrios físicos e/ou emocionais.



Boas práticas

Namastê


Atenção

Uma prática de Yoga não é uma terapia e não deve ser utilizado como tal. A prática de Yoga não inviabiliza um seguimento médico e/ou terapêutico em nenhuma circunstância.


Antes de iniciar qualquer prática de atividade física confirme junto do seu médico ou obstetra.

Comentários


bottom of page