Qual a duração ideal de uma prática de Yoga Integral Pós-Parto?
- Vânia Carranca
- 17 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2024

De todas as mudanças na nova vida de uma mulher após a maternidade, uma das mais significativas, é o tempo que deixa de ser inteiramente da própria mãe e passa a ser partilhado com o bebé face a sua dependência total. Portanto, nos primeiros anos e sobretudo nos primeiros meses, é difícil que tenhas à tua disposição algumas horas sem ter que realizar cuidados a/ao teu/tua filho/a. Claro que este tempo também dependerá da rede de apoio que tens em teu redor e e do próprio tempo que essas pessoas que te apoiam, podem despender. Mães que estão a amamentar em exclusivo tem uma maior demanda de tempo, pois, neste tarefa, não há quem a possa substituir, pelo menos não a longo prazo.
Por isso é difícil que uma recém mamã disponha de 1 hora ou mais para a prática de Yoga. E mesmo durante a prática de Yoga podes ter a necessidade de interromper várias vezes para atenderes as necessidades do teu bebé e/ou praticar com o bebé ao teu lado, precisamente para, facilitar o atendimento a este e por outro lado, para que tenhas a possibilidade de praticar mesmo perante esta nova e enorme responsabilidade. Estipular um número de minutos ideal para a prática de Yoga, nesta situação, dependerá muito da realidade e disponibilidade de cada mãe e das necessidades de atenção de cada bebé. Portanto é muito relativo e deve ser adaptado para a tua realidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde

No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, as recomendações para mulheres grávidas e no pós-parto é a prática de atividade física aeróbia moderada de 150 minutos semanais (1).
Portanto 150 minutos podem-se repartir por 30 minutos diários por 5 dias da semana ou cerca de 20 minutos durante 7 dias da semana. Também podes optar por realizar 40 minutos de pratica de Yoga 4 vezes por semana dia sim, dia não, por exemplo. Pode realizar menos práticas de Yoga ( por exemplo 2 práticas semanais de 30 ou 40 minutos) e completar o restante tempo com outra atividade como a caminhada, com benefícios emocionais positivos, na qual também te podes fazer acompanhar do teu bebé.
Estabelecendo uma média, entre 20 a 40 minutos de prática de Yoga será o intervalo provavelmente mais exequível para uma mamã, com uma frequência que te seja possível tendo em conta a conciliação ou não com outras atividades físicas e a demanda de tempo que todas as outras tarefas e afazeres diários e claro todos os cuidados e atenção ao teu bebé.

O mais importante aqui não é cumprires um determinado número de minutos diários de Yoga e número de práticas semanais. Quando temos um bebé a nossa rotina é imprevisível, os bebés são imprevisíveis e portanto mais do que te obrigares a fazer Yoga um x número de vezes o mais importante é fazeres quando for possível e prazeroso e já será uma vitória. Feito é melhor que perfeito! Se o teu bebé te deu esta semana 20 minutos tranquilos para a tua prática, aproveita e faz esses 20 minutos. Se a semana foi muito exigente e estas tão cansada que não te apeteceu fazer Yoga. tudo certo. Descansa.
Uma prática de Yoga para uma mãe deve ser uma forma prazerosa de cuidar de si própria e não mais uma tarefa a acrescentar as muitas que já tens no teu dia com o teu bebé, com a casa, trabalho e outros.
Boas práticas
Namastê
Atenção
Uma prática de Yoga não é uma terapia. A prática de Yoga não inviabiliza um seguimento médico e/ou terapêutico em nenhuma circunstância. Antes de iniciar qualquer atividade física confirme junto do seu médico ou obstetra.



Comentários