Redescobrindo o seu Corpo Após a Gravidez: Uma Jornada de Amor e Aceitação
- Vânia Carranca
- 17 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de abr.

Redescobrindo o Corpo Após a Gravidez
A gravidez é uma jornada transformadora que altera não apenas a mente e o coração, mas também o corpo de maneiras profundas. Após o parto, muitas mulheres se deparam com um corpo diferente daquele que conheciam antes da gestação e as diferenças variam de mulher para mulher e são, normalmente, uma supressa para a própria mulher.
A pele pode estar mais flácida, os músculos mais enfraquecidos e o nível de energia pode variar imensamente. Esse período de redescoberta é delicado e exige paciência, amor e respeito por tudo o que o corpo realizou.
Aceitação e Compaixão: O Primeiro Passo
O primeiro passo para essa jornada de redescoberta é a aceitação. Não há muito a fazer, ficar a pensar que deveria ter sido mais ativa na gravidez, que deveria ter comido menos, não vai alterar nada após a gravidez e talvez também não fosse alterar muito em termos de corpo pós-parto. O seu corpo passou por mudanças incríveis para gerar e nutrir uma nova vida, e cada marca, cada curva e cada transformação contam essa história. A autocompaixão é fundamental nesse processo. Troque a crítica pela gratidão: em vez de se lamentar por um abdômen mais flácido, celebre o fato de que ele foi casa do seu bebé por meses.
Reconexão com o Movimento
A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada no pós-parto. Exercícios leves, como caminhadas, alongamentos e Yoga, ajudam a fortalecer o assoalho pélvico, melhorar a postura e aliviar tensões acumuladas e o stress que um bebé pode trazer à vida da nova mãe. O Yoga Pós-Parto, por exemplo, é uma excelente forma de fortalecer o corpo de maneira gentil, respeitando o tempo e os limites individuais pois tem em conta todas as alterações que a gravidez e o parto trouxeram e que precisam de ser respeitadas. Lembra-te sempre de uma coisa, a prática de atividade física não é a maior prioridade nesta fase que pode ser muito cansativa e com o sono muito afetado. Nesta fase, que pode durar alguns meses a alguns anos, a prioridade é a readaptação e o descanso da mãe.
Alimentação Consciente e Nutrição
O corpo precisa de tempo e dos nutrientes certos para se recuperar. Alimentos ricos em ferro, proteínas, gorduras saudáveis e antioxidantes ajudam na cicatrização e fornecem a energia necessária para lidar com as demandas da maternidade. O Ayurveda, ciência milenar indiana, sugere alimentos quentes e nutritivos no pós-parto, como caldos, chás calmantes e leguminosas para criar calor. As sopas são fundamentais sobretudo se tiverem leguminosas. Para além de aquecer e mãe promove são nutritivas e muito fáceis de digerir.
Cuidando da Mente e das Emoções
O pós-parto também é um momento de intensas transformações emocionais. O autocuidado vai além da estética: cuidar da mente e das emoções é essencial. Práticas como meditação, respiração consciente e momentos de relaxamento contribuem para equilibrar os desajustes hormonais e proporcionar mais serenidade para esse período desafiador.
Celebre Cada Pequena Conquista
A jornada de redescoberta do corpo após a gravidez é única para cada mulher. Não há um tempo certo para "voltar ao corpo de antes", até porque, na verdade, o corpo nunca será exatamente o mesmo – ele transformou-se e cresceu junto contigo. O mais importante é celebrares cada pequena conquista: a primeira caminhada ao ar livre, a volta ao tapete de Yoga, a sensação de força e conexão com teu novo eu.
Redescobrir o seu corpo após a gravidez é um processo que vai além da estética: é um reencontro com a sua força, a sua resiliência e sua nova identidade como mãe. Ao praticar a aceitação, nutrir-se com carinho e movimentar-se com consciência, você cria um caminho de amor e equilíbrio para essa nova fase da sua vida. Sê gentil contigo mesma e celebra cada passo dessa jornada única e transformadora.
O pós-parto é um renascimento para a mãe também. Que essa nova versão de ti mesma seja acolhida com amor, paciência e muita gratidão.
Namastê!
Atenção
Uma prática de Yoga não é uma terapia. A prática de Yoga não inviabiliza um seguimento médico e/ou terapêutico em nenhuma circunstância. Antes de iniciar qualquer atividade física confirme junto do seu médico ou obstetra.
Comments