top of page

O que diz sobre ti a forma como respiras!

  • Foto do escritor: Chandra
    Chandra
  • 3 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Observa a tua respiração

ree

A ideia de que existe uma forma correta de respirar é errada. O facto é que todos respiramos e todos estamos vivos, por isso a nossa respiração ou a maneira como respiramos é eficaz e desempenha o seu papel.

O que acontece é que a maioria das pessoas utiliza apenas cerca de 33% da capacidade total pulmonar. Portanto, se aprendêssemos a respirar melhor (mais profundo e prolongadamente) utilizaríamos uma maior capacidade pulmonar e receberíamos a cada inspiração uma maior quantidade de oxigénio, que por sua vez vai nutrir cada uma da nossas células.

A verdade é que quando nascemos todo o nosso corpo respira, os bebés são mestres na respiração perfeita! Mas algures na nossa vida o padrão sofre alterações. Traumas, angústias, stress, medos levam a que fique marcada na respiração toda a nossa história.

ree

Os principais músculos que usamos na respiração são o diafragma, os músculos intercostais, os escalenos e os abdominais. Conforme o nosso padrão respiratório podemos usar mais uns que outros, sendo que o ideal seria usar todos eles para que a respiração seja plena.

Para saber que tipo de respirador é, basta observar a sua respiração. Tenha em conta que o nosso padrão de respiração muda ao longo do dia pois está intimamente ligado as emoções, e também pode mudar ao longo da nossa vida à medida que atravessamos fazer mais desafiantes, felizes ou stressantes. No entanto pode observar, atualmente qual o padrão respiratório mais presente na sua respiração natural. Não precisa de fazer nada em especial, continue a fazer o que está a fazer e simplesmente observe a sua respiração. Observe se quando respira o seu peito se move, ou se move mais a zona abdominal. Verifique se tem uma respiração mais profunda ou superficial ou se, simplesmente, quando respira não move o seu tórax.



Padrões de respiração


- Respiração superficial

Está é a respiração do stress, não há tempo ou não temos capacidade física e psicológica para uma respiração mais profunda e respiramos de forma mais rápida e superficial utilizando uma muito pequena parte dos pulmões obrigando-nos a inspirar um maior número de vezes do que seria suficiente em estado mentais mais tranquilos.


- Respiração de peito

Se quando respira a zona do seu tórax que se eleva é o peito pode ser considerado um respirador de peito. Alguém que tem tendência a respirar pelo peito é alguém que tem tendência a remoer muito sobre os assuntos e é uma pessoa que tenta se proteger ao máximo nas várias áreas da vida, quer seja nas relações ou no mundo profissional. A parte superior dos pulmões acarreta menos volume de ar que a parte média ou baixo e por isso os respiradores de peito levam menos oxigénio a cada inspiração comparativamente com os respiradores de barriga.



ree


- Respiração abdominal

Quem tem tendencialmente a mover a barriga quando respira tem uma maior conexão com o seu poder pessoal, sendo pessoas mais presentes e estáveis. Uma respiração abdominal demonstra uma maior ligação com o nosso corpo e anteconhecimento. A zona baixa dos pulmões acarreta um maior volume de ar e utiliza o diafragma, o principal músculo da respiração. Maiores quantidades de oxigénio vão chegar as nossas células através deste padrão de respiração sendo necessário um menor número de inspirações comparativamente com qualquer outra das respirações.


- Respiração imobilizada

Na minha opinião este é, hoje em dia, um padrão de respiração muito frequente. A respiração está presa e não existe quase movimento. Este tipo de padrão está presente em pessoas muito viradas para objetivos, que têm dificuldade em relaxar e que vivem num medo constante de não conseguir, de não serem boas o suficiente. Pessoas que sofreram grandes traumas ficam também presas neste padrão respiratório, como se a sua respiração também tivesse ficado pressa, imobilizada no momento do trauma. Repare que quando algo o assusta repentinamente sustém de imediato a respiração. A respiração imobilizada é como ficar preso nesta inspiração. É importante para estas pessoas realizar exercicios de libertação dos músculos respiratórios para melhorar o seu padrão respiratório assim como a realização de outras terapias.


Então descobriste o teu padrão mais habitual? Fez sentido?

Namastê!

コメント


bottom of page