Aumenta a autoestima através do Chakra cardíaco
- Chandra
- 14 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mai.
Objetivos e benéficos

Chakra Cardíaco ou Anahata Chakra, situa-se no centro do peito e está por isso associado ao coração mas também a glândula Timo. Tal como todos os chakras, a sua localização no corpo físico corresponde a um ou vários órgãos e glândulas e as suas característicos em equilíbrio ou desequilíbrio podem ser associadas a alterações destas estruturas.
Chakra do coração e o Timo
Crédito da imagem - http://clinicasouen.com.br/noticias/o-que-e-o-timor
O Timo situa-se, também, no centro do peito, logo atrás do osso do externo e próximo do coração. Tem como principais funções a produção de células T do nosso sistema imunitário que são as precursoras dos glóbulos brancos, umas das principais células de proteção contra agentes infeciosos.
Thýmos - Em grego significa energia vital
No misticismo a glândula Timo é considerada o portal energético do chakra do coração.
Elementos básicos do Chakra Cardíaco
A sua cor é o verde e o seu elemento é o ar. Todos os Pranayama são de enorme importância para este centro, afinal é o ar que vai oxigenar todo e qualquer sangue que passe pelo coração.

Crédito da imagem - https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/chakras/chakra-cardiaco/
O Mudra, posição de mãos, é o Padma Mudra ou posição de lótus aberto. Um lótus aberto representa o espaço sagrado ocupado pelo coração no nosso peito. A flor de lótus fica à superfície da água, abrindo-se para o sol enquanto as raízes permanecem enterradas no fundo. O Padma Mudra pode ser realizado com as mãos frente ao peito/ junto ao chakra cardíaco.

Crédito da imagem - https://saltspringmalas.com/lotus-mudra/
O Mantra associado a este centro energético é o mantra YAM. As vibrações produzidas pelo vibrar das cordas vocais ao recitar este mantra produzem um transbordar de sentimentos positivos associados ao amor e ao centro desse amor, o coração.
O Yoga como prática para Anahata
Quando trabalhamos asana, pranayama, meditação e outras técnicas ióguicas, numa prática trabalhos em diferentes níveis, tenhamos mais ou menos consciência de cada um deles.
A nível físico
Alongamento dos músculos do peito
Tonificação dos músculos das costas
Alongamento intenso do pescoço e articulações dos ombros
A nível emocional/psicológico
Aumento da autoestima e bem-estar
Contrariar a tendência de "fechar o peito", postura que adotamos em emoções de desânimo, depressão e falta de confiança
A nível fisiológico
Estimulo a glândula Timo produtora de células T do sistema imunitário
Reforço do sistema imunitário
A nível espiritual
É o chakra do amor, por nós e por todos os seres. O chakra de ligação a tudo e a todos. Trabalhar este centro de forma a promover a Auto compaixão e estendê-la ao mundo ao qual pertencemos e ao qual estamos totalmente interligados. A capacidade de dar mas também de receber.
Asana de expansão do peito


Ushtrasana - Postura do Camelo



Dhanurasana - Postura do Arco
Tola bhujangasana - Postura da cobra
aérea
chakrasana - Postura da roda
Natarajasana - Postura do dançarino
Acessórios para promover uma maior abertura do peito
Roda de Yoga
Promove a abertura do peito ajudando a libertar a tensão dos músculos das costas. Ajuda na melhoria da flexibilidade e no aumento do equilíbrio.

Blocos de Yoga
Ajudam, essencialmente, no mais correto alinhamento nas posturas e apoio para a melhoria da flexibilidade. Em determinadas posturas, como as das imagens em baixo, podem servir para intensificar determinados movimentos e posições, nestes casos concretos, extensão dos ombros e peito.


"A energia do Chakra do Coração tem um impacto profundo na nossa personalidade. Uma vida significativa e equilibrada pode ser alcançada quando o nosso Chacra do Coração está em equilíbrio. Manter um Chacra do Coração equilibrado traz conhecimento do Self, o que ajuda a desenvolver uma forte relação com os outros."
Fundador da Arhanta Yoga Ashrams.
Boas práticas
Namastê
Comments