Ayurveda | Cuidados de beleza naturais, simples e rápidos
- Chandra
- 20 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mai.

Cuidados com a face
A Água de Rosas há milénios que faz parte dos cuidados de pele das mulheres Indianas. Também pode ser usada como um desmaquilhante.
A Água de Rosas tem propriedades antibacterianas e antisséticas e, acredita-se que ajude a restaurar os níveis de PH da pele e a fechar os poros. É, também, considerada anti-inflamatória e ajuda a regenerar o tecido cutâneo. A fragância natural da água de Rosas pode a acalmar o sistema nervoso, ajudando a libertar tensões .
Atenção, a Água de Rosas pura deve ser obtida através da destilação a vapor das pétalas de rosa damascena. Encontra-se facilmente nos supermercados mas as versões mais naturais com rosa damascena são normalmente mais caras que as versões mais artificias que são muito mais baratas.
Podes usar a Água das Rosas para manter a tua pele limpa e perfumada, passado suavemente com um algodão depois de lavares a tua cara com água, como habitualmente, de manhã e a noite ( ou usando como desmaquilhante).
Cuidados com o corpo

Antes de dar inicio ao seu banho tire 2 minutos ou 3 para fazer Massagem Abhyanga. Esta massagem é usada pela Ayurveda desde há milhares de anos e é uma pratica antisstress e antienvelhecimento. Esta automassagem ajuda a equilibrar a mente e o corpo, aliviar a fadiga, fornecer resistência, melhorar o sono, promover uma pele melhor e aumentar a longevidade.
Abhyanga é especialmente indicada para reduzir a energia Vata excessiva ou um abundância do elemento ar que se encontra muito presente na mulher após o parto (Ayurveda e o Pós-Parto | Aumento do Dosha Vata) e que pode te fazer sentir inconstante, ansiosa e desligada.
Abhyanga consiste numa automassagem feita pelo corpo todo com movimento ascendentes com uma óleo, sendo que no inverno é recomendado o óleo de sésamo porque aquece e no verão o óleo de coco porque é considerado um óleo de arrefecimento.
Como fazer Abhyanga - Antes do seu banho, já na banheira, comece por aquecer o óleo um pouco debaixo de água quente. Depois coloque um pouco nas mãos e espalhe bem, depois massagem todo o corpo cerca de 2 ou 3 minutos ou conforme o tempo que tenha disponível (mais ou menos). Aplique uma pressão mais leve mas áreas sensíveis, como a parte superior do tronco, a mama, o coração e a área abdominal. No abdómem massagem primeiro o lado direito e depois o esquerdo em movimento circulares para promover a digestão. Importante a massagem na sola dos pés, palmas das mãos e a base das unhas. Não esquecer o rosto, orelhas e pescoço. Se for lavar o cabelo pode, também, fazer massagem no couro cabeludo. Faça movimentos circulares nas áreas arredondadas como pés e couro cabeludo e movimentos longos e retos nos membros. De seguida tome o seu banho habitual. De seguida tome o seu banho habitual, use gel de banho apenas nas áreas que realmente necessita evitando remover por completo o óleo que restou na pele e que fica a hidratar a mesma.
Cuidados com o cabelo

De vez em quando faça uma lavagem do cabelo com vinagre de maçã para enxaguar.
O vinagre de maçã é um excelente produto para usar ocasionalmente para remover impurezas da água dura, sebo acumulado e acúmulo de cera dos produtos e a equilibrar o PH do cabelo.
Comece por despejar vinagre de maçã sobre o couro cabeludo humedecido no chuveiro, massagem por alguns segundos e enxaugue muito bem. De seguida prossiga a lavagem habitual.
Cuidados com as unha

Aproveite que tem menos tempo para manter as unhas ao natural e deixar que as mesmas recuperem de alguns estragos provocados pelos vernizes e pelo gel que possa eventualmente usar habitualmente.
Mantenhas as unhas com corte e formato que mais se adequa ao seu dia-a-dia, humedeça as cutículas e apenas as empurre para trás, cortando quando necessário. Para manter as unhas e os dedos hidratados use óleo de Amêndoas que encontra facilmente em supermercados. Hidrate as unhas com um pouco de óleo quando for conveniente durante o seu dia. Não o faça caso vá mexer em roupa ou em algo que possa sujar pois o óleo demora um pouco a ser absorvido pela pele.
Nunca se esqueça, cuida de ti enquanto cuidas do teu bebé!
Boas práticas
Namastê
Artigo baseado no Livro:
Commentaires