Qual o número ideal de respirações por minuto?
- Chandra
- 15 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Alguns livros de Yoga dizem que temos um número de respirações pré-definido na nossa vida. E portanto, quando atingirmos o nosso total de respirações disponíveis a nossa vida irá cessar.
Pode ser uma afirmação um pouco radical, no entanto, estudos realizados em doentes cardíacos confirmaram que os pacientes que tinham um menor número de ciclos respiratórios por minuto (1 ciclo = 1 inspiração+ 1 expiração) apresentavam uma maior longevidade.
Para que isto nos faça algum sentido basta confirmarmos que quando estamos nervosos, ansiosos, frustrados ou cansados a nossa respiração é mais frequente, portanto temos um maior número de ciclos respiratórios por minuto. Uma respiração mais rápida é também ela mais superficial, e por isso, menos eficiente a nível de obtenção de bons níveis de oxigénio e energia.
Quando estamos tranquilos, serenos, calmos ou a dormir, por exemplo, a nossa respiração é mais pausada e profunda e respiramos menos vezes por minuto. Fazemos respirações mais profundas oxigenando melhor os pulmões e o cérebro.
O ideal seria que respirássemos sempre pausadamente durante todo o dia, no entanto a vida real não o permite pois temos situações de stress diariamente. O importante é ter consciência dessas alterações e ter as ferramentas para regressar a uma respiração mais equilibrada.

O Yoga tem uma ferramenta poderosa, os pranayama, exercícios respiratórios. Não só estes exercícios permitem aumentar a capacidade pulmonar, tendo em conta que usamos normalmente pouco mais de 30% da capacidade total dos pulmões, como consequentemente ajudam a reduzir o número de ciclos respiratórios por minuto.
Artigo relacionado: Respirar, a primeira e ultima coisa que fazemos na nossa vida!
Um adulto em média respira entre 12 a 15 vezes por minuto, no entanto segundo alguns estudos uma frequência de respiração de 6 ciclos por minuto é restauradora e relaxante tanto para o corpo como para a mente, demonstrando trazer benefícios a nível do bem-estar.
É este o chamado "número mágico", que através do treino de pranayama facilmente se consegue alcançar. Em estados meditativos é ainda possível chegar ao valor de 3 ciclos por minuto, são respirações profundamente prolongadas e pausadas, contudo não deverá ser um objetivo, apenas uma consequência de uma enorme tranquilidade alcançada com a prática meditativa.
Artigo relacionado: Respiração abdominal, veja como fazer (efeito calmante)
A mensagem principal que pretendo deixar é a demonstração do poder da respiração e do facto de a podermos controlar em prol do nosso bem-estar. Não só podemos aumentar a capacidade pulmonar como podemos aprender a respirar de forma a trazer relaxamento para o corpo e tranquilidade para a mente.
Namastê
Commentaires